segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Concurso Cemig

Está aberto concurso para a cargos na áreas técnicas e administrativas, com exigência de ensino médio e superior. O concurso será regido pela Fundep, o mais importante para fazer a prova é domínio do conteúdo e tranquilidade no momento da prova. Também é importante leitura do edital para conhecer as regras do concurso e não ser pego de surpresa. Outro detalhe é que vale a pena dar uma olhada nas características das provas da Fundep, pois os tipos de questões em provas variam muito. Algumas instituições colocam nas provas questões de derivada, integral, etc outras já não o fazem. Outro ponto importante é que periodicamente a cada 2 ou 3 anos a Cemig tem realizado concurso interno o que permite progressão na carreira de nível médio para nível superior.

Algumas dicas:

1) Para engenharia é trivial que toda prova traga a partida estrela-triângulo de motores de indução trifásico. 

2) Estude a NR 10: Segurança em instalação e serviços elétricos, existem cursos on-line pela internet talvez seja mais rápido para não perder tempo tentando interpretar alguns pontos da norma.

3) Entenda o que são os indicadores de desempenho que acompanham sua conta de energia elétrica e aprenda a fazer o cálculo, principalmente exercícios de DEC, FEC: Além dos indicadores coletivos (DEC e FEC), as distribuidoras devem acompanhar as interrupções ocorridas em cada unidade consumidora. Para isso, são apurados os indicadores de continuidade individual, DIC, FIC e DMIC. Os indicadores DIC (Duração de Interrupção por Unidade Consumidora) e FIC (Freqüência de Interrupção por Unidade Consumidora) indicam por quanto tempo e o número de vezes respectivamente que uma unidade consumidora ficou sem energia elétrica durante um período considerado. O DMIC (Duração Máxima de Interrupção por Unidade Consumidora) é um indicador que limita o tempo máximo de cada interrupção, impedindo que a concessionária deixe o consumidor sem energia elétrica durante um período muito longo.
Veja em: http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=79&idPerfil=2

4) Entenda os indicadores de qualidade de energia em regime permante (DRP e DRC), para estes não precisa de calcular apenas o conceito já é o suficiente. 

5) Revisão tarifária: O que é? Também não é necessário aprofundar, mas é importante entender o que é revisão tarifária, qual a periodicidade, e quais os parâmetros que determinam os valores para a composição tarifária(Custos Operacionais;Base de Remuneração Regulatória;Custo de Capital; Fator X;Perdas de Energia). Saiba quais são os custos fixos e quais são os custos variáveis. Veja o Procedimentos de Regulação Tarifária. Sugiro estudar o resumo sobre o assunto postado no site do Ministério de Minas e Energia: http://www.mme.gov.br/mme/menu/acesso_a_informacao/acoes_e_programas/acoes/energia/pergunta_tarifa.html


6) Procedimentos de distribuição: é dificil saber afundo todos os modulos do Prodist, mas é necessário conhecer a finalidade destes procedimentos. Os Procedimentos de Distribuição - PRODIST são documentos elaborados pela ANEEL e normatizam e padronizam as atividades técnicas relacionadas ao funcionamento e desempenho dos sistemas de distribuição de energia elétrica.
Veja em: http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=82&idPerfil=2

7) Cartilha de Acesso ao Sistema de Distribuição: não preocupe em decorar, mas faça uma leitura consistente para entender alguns termos e atribuições.
http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=82&idPerfil=2

8) Com o surgimento da EPE em diversos concurso tem apresentado questões referente as atribuições desta instituição e a quem está vinculada:

"A Empresa de Pesquisa Energética – EPE tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, tais como energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados, carvão mineral, fontes energéticas renováveis e eficiência energética, dentre outras."
E está vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

9) Entenda o contexto político, econômico, ambiental e sobre as usinas hidrelétrica do complexo do Rio Madeira (usina de Santo Antônio e usina de Jirau) e também do AHE Belo Monte (Conheça a usina hidrelétrica belo monte).

10) Governo reduz tarifa de energia, como este assunto está em pauta no Brasil é provável que tenhamos algo por aí na prova. http://energiamaiseficiente.blogspot.com.br/2012/08/reducao-da-tarifa-da-energia-eletrica.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário