sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Geração fica menos atraente após MP

Atualizado 26/10/2012 16:06

A Medida Provisória 579 também terá reflexos para os grandes grupos industriais, que investem em energia para consumo próprio e são sócias em hidrelétricas de grande porte no país. Segundo fontes do setor, as indústrias vão rever suas estratégias daqui para frente, à medida que os investimentos em autoprodução deixarem de ser tão atrativos. E se esses grandes grupos optarem por reduzir suas participações em projetos de geração, essa ausência fará falta nos futuros empreendimentos.

"As empresas reveem sempre. Elas fazem conta para tudo", afirma Mário Menel, presidente da Associação Brasileiros dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape). Mas, segundo ele, o investimento em autoprodução de energia possui um valor estratégico de longo prazo e deve continuar sendo feito no país.

Com a eliminação dos encargos setoriais para todos os consumidores, os autoprodutores perderam uma vantagem. Eles já eram isentos da cobrança desses encargos, o que lhes garantia um desconto em torno de R$ 30 por MWh nos preços. Depois da MP 579, essa diferença cairá para algo em torno de R$ 10.

Fonte: Valor Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário