sábado, 20 de outubro de 2012

Horário de verão começa à meia-noite de hoje

Figura: correiodoestado.com.br
Atualizado 20/10/2012 09:29

Os relógios devem ser adiantados em uma hora, à meia-noite de hoje. O horário de verão afeta os brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o Estado do Tocantins e vai até 17 de fevereiro de 2013.

Figura: vocesabia.net
Segundo o Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, a temporada 2012/2013 do horário de verão deve gerar uma economia de R$ 280 milhões ao País, valor maior do que o verificado no período de 2011/2012, que foi de R$ 160 milhões.

O que representa uma redução média de 5% no consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h. Essa economia só é possível graças ao menor acionamento de usinas térmicas de geração de energia elétrica durante os meses de vigência do horário.

Ainda de acordo o MME "A redução da demanda no horário de ponta (entre 18h e 21h) é de até 4,5% (2.255 MW) e a redução no consumo de energia é da ordem de 0,5%. Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo. Esse índice representa duas vezes a carga no horário de ponta da cidade de Belo Horizonte, no caso do sistema sudeste-centro oeste ou 75% da demanda da cidade de Curitiba, no caso do sistema sul".


O MME também diz que "o objetivo é conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em períodos de maior consumo, entre 18h e 21 horas (horário de ponta), ocorra com maior eficiência".

Fonte:

Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário