terça-feira, 13 de novembro de 2012

Acidente em 2009: Usina Hidrelétrica Sayano-Shushenskaya

Durante anos a turbina nº 2 (640 MW) da Usina Hidrelétrica Sayano-Shushenskaya (6400 MW) na Rússia apresentou vibração acima dos limites normais.

A vibração ao longo dos anos causou fadiga nos parafusos e porcas que prendiam a estrutura de suporte do conjunto (turbina + eixo + rotor).

No dia 4 de outubro de 2009 os parafusos e porcas romperam e o conjunto (turbina + eixo + rotor),  fora de controle destruiu toda a estrutura que o sustentava.

Centenas de milhares de litros de água por segundo invadiram o andar das turbinas, depois atingindo o andar dos eixos e o andar dos geradores.

75 funcionários morreram (a maioria afogados), varias unidades geradoras foram destruídas e 40 toneladas de óleo de transformador vazaram, poluindo o rio.

[IMG]


[IMG]

[IMG]

[IMG]

[IMG]

[IMG]

[IMG]

Fonte, texto e fotos: forum.outerspace.terra.com.br

Leia mais:
Economia de energia e meio ambiente
E L James, um exemplo de sucesso
Aprovada norma sobre procedimentos para ressarcimento por danos elétricos

Tags: como gerar energia elétrica com sua bicicleta, como gerar energia eletrica com agua, como gerar energia eletrica com bicicleta, como gerar energia eletrica solar, como gerar energia eletrica, como gerar energia eolica, como gerar energia com uma bicicleta, como gerar energia solar, consumo de energia elétrica, energia elétrica física, energia hidrelétrica, transmissão de energia elétrica, energia nuclear, energia elétrica história, como economizar energia elétrica, distribuição de energia elétrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário