terça-feira, 6 de novembro de 2012

Aneel aprova reajuste tarifário da distribuidora de energia Light (RJ)


Atualizado 06/11/2012 22:49

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou hoje (06/11), durante Reunião Pública da Diretoria, o reajuste tarifário da Light Serviços de Eletricidade S.A. (Light). A empresa atende 3,5 milhões de unidades consumidoras localizadas em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro. A partir do dia 07 de novembro, os consumidores residenciais atendidos pela empresa terão um reajuste nas tarifas de 11,85%. Confira abaixo os índices a serem aplicados às contas dos consumidores:




EmpresaClasse de consumo
Baixa tensão
(abaixo de 2,3 kV)
Exemplo: Residências
Alta tensão
(de 2,3 a 230 kV)
Exemplo: Indústrias
Light Serviços de Eletricidade S.A
11,85%13,20%
O efeito médio a ser percebido pelos consumidores da concessionária será de 12,27%. O processo de reajuste tarifário é um dos mecanismos de atualização do valor da energia paga pelo consumidor e segue independentemente do pacote de medidas para redução tarifária, anunciado em setembro pelo governo federal. Os reajustes, aprovados durante as reuniões públicas da Diretoria da Agência, são aplicados anualmente para todas as concessionárias do país, de acordo com cronograma estabelecido e fórmula prevista no contrato de concessão. Os efeitos da redução da tarifa anunciada pelo governo só serão sentidos em fevereiro do próximo ano, quando a Agência realizará uma revisão extraordinária para todas as distribuidoras.

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X*, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. Os índices aprovados são o máximo que as empresas podem praticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário