segunda-feira, 9 de setembro de 2013

De quem é a culpa do apagão da Venezuela?

Como metade da Venezuela, incluindo grande parte da capital Caracas, mergulhou na escuridão durante falhas elétricas terça-feira, o presidente do país usou o Twitter para passar à ofensiva.

Dizendo que seu governo tinha estabilizado o sistema elétrico ao dirigir culpa pela queda de adversários políticos, o presidente Nicolas Maduro postou no Twitter: "É evidente que por trás disso é a mão de quem quer enfraquecer nossa pátria. Nós seguimos a caminho do trabalho e da prosperidade. Unidade e progresso! "Maduro foi vice-presidente sob Hugo Chávez, que morreu em março.



Ministério de Energia da Venezuela culpou os problemas nas falhas de linhas de transmissão, enquanto os políticos da oposição acusaram o governo de Maduro de não investir o suficiente na rede, de acordo com um relatório da Associated Press.

O apagão teria causado caos no trânsito e atingiu vários estados na Venezuela, mas a indústria do petróleo, que é alimentado por separado geradores não foi afetada, disse um relatório Reuters . O relatório, citando um funcionário do governo, disse que levaria várias horas para restaurar a plena potência.


Venezuelanos pagam os preços mais baixos do mundo para a gasolina, mas a economia do país tem sido prejudicado pela inflação e atrofiada em termos de crescimento, a situação ainda o actual Ministro das Finanças reconheceu apenas esta semana. (Veja Quiz: " O que você não sabe sobre preços de gás ")." Este é um governo que ganhou 18 eleições, que teve conquistas sociais ", a BBC citou Nelson Merentes , dizendo em uma entrevista na televisão. "Mas ele ainda tem de ser bem sucedido na economia."

A palavra que a indústria petrolífera da Venezuela permanece inalterado por agora pelos problemas na rede é uma graça salvadora para o país, que deriva da metade de sua receita do orçamento federal das exportações de petróleo e é um dos maiores fornecedores de petróleo para os Estados Unidos . Mas a produção de petróleo da Venezuela caiu significativamente ao longo da última década, contribuindo para seus problemas econômicos.


Apenas no mês passado, a Venezuela declarou um estado de 90 dias de emergência para o setor elétrico, efetivamente renovar a declaração anterior , em abril. O jornal do governo venezuelano teria dito, "enquanto esforço notável foi feita por vários partidos na rede elétrica nacional para ampliar a geração e diminuir blackouts, mais trabalho é necessário para superar o estado de emergência, tomando medidas para melhorar a confiabilidade do sistema."

Postado por Christina Nunez da National Geographic em 03 de setembro de 2013

Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário