sexta-feira, 20 de setembro de 2013

EVITE O DESPERDÍCIO DE ENERGIA

O consumo de energia depende de duas grandezas: potência dos equipamentos e o tempo de utilização dos mesmos.

Então, em sua residência, você só possui 2 caminhos para evitar o desperdício de energia: ao adquirir um eletrodoméstico tente identificar entre os similares os que possuem menores potências e preste bastante atenção no tempo de funcionamento destes, pois em muitas das vezes os equipamentos permanecem ligados desnecessariamente.

1) - Exemplos de escolhas  de equipamentos de menores potências ou os chamados “eficientes”.

1 - Se você possui uma lâmpada incandescente de 60 Watts de potência, quando esta queimar substitua por uma fluorescente compacta de 15 Watts (economia de 75% nesta substituição).

2 - Na compra de geladeiras verifique sua necessidade, ou seja, a capacidade da mesma em litros e então escolha as que possuírem a Etiqueta do Procel e esteja enquadrada no Modelo A ou B da escala, este procedimento deve ser adotado para todos os equipamentos etiquetados pela Inmetro e Procel.

3 - Ao adquirir secadoras de roupas ou de cabelo, máquinas de lavar roupa ou louças, chuveiros, ferro elétrico, TV e demais eletrodoméstico sempre pergunte pela potência e procure saber a potência que o concorrente está fabricando.
É importante ter em mente que, geralmente, o valor gasto com o consumo de energia é inúmeras vezes superior ao preço de compra de um equipamento elétrico. A exemplo da compra de um veículo, onde o consumo de combustível é levado em consideração, o mesmo comportamento deve ser adotado na compra de qualquer equipamento elétrico.

2) – Exemplos de atenção com o tempo de funcionamento dos Eletrodomésticos.

1 – Uma geladeira trabalha para retirar o calor dos produtos acondicionados em seu interior e o ar quente. Este entra pela borracha de vedação em mau estado ou quando a mesma é aberta. Então evite colocar produtos quentes, deixar a porta aberta por muito tempo e faça a vistoria da borracha de vedação através do teste da folha de papel.
Outra questão a ser observada é a realização do degelo: se ela não faz automaticamente, este deverá ser realizado sempre que a camada de gelo atingir 1 cm.
Como podemos ver, o tempo de funcionamento da geladeira depende do número de vezes e o tempo que a porta é aberta, do estado de conservação da borracha de vedação, da freqüência do degelo, da quantidade e da temperatura dos produtor acondicionados.

2 – Sempre que for utilizar um eletrodoméstico como o ferro de passar, lavadoras, secadoras, procure fazê-lo na quantidade indicada pelo fabricante e dentro do bom censo. Ligar o ferro para passar uma peça de roupa ou lavar poucas peças de roupa apenas em caso de urgência.

3 – A função stand-by foi desenvolvida para proporcionar conforto, mas temos que ter conhecimento que consome energia e dependendo da quantidade de equipamentos utilizando este recurso diariamente, ocorrerá um consumo mensal elevado devido a este conforto. O uso correto da energia não implica em redução do conforto, mas cabe um alerta.

4 – Geralmente existe a dúvida que ao ligar e desligar um equipamento como lâmpadas, computadores, Tv e outros, podemos diminuir sua vida útil. Estes equipamentos são projetados para suportar uma elevada situação de liga-desliga então a recomendação é que desligue se não for utilizá-los por alguns minutos porque geralmente estes minutos são transformados em horas e vem a desculpa mais usada no desperdício: ESQUECI.

5 – Como foi dito e deve ser reforçado, o uso consciente de energia não deve diminuir o conforto, mas equipamentos de elevadas potências, como o chuveiro, secador de cabelo e outros com potência acima de 1.000 watts deverão receber uma atenção especial. O tempo de utilização pode não ser muito elevado, mas como possuem grandes potências, pode-se apurar consumo elevado.

Enfim, fique atento a estes dois procedimentos e o seu desperdício será reduzido.

Fonte e texto: www.cemig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário